Fidelização de Clientes – Usando o CRM Customer Relationship Management

Publicado em 03/11/2005

Na década de 90, o foco mudou do produto para o cliente, do marketing de massa para o de relacionamento, da coleta de dados para a análise de informações, e dentro desse contexto à estratégia do CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) funciona para a conquista da fidelização de clientes e consumidores.

As novas relações de consumo devem considerar a realidade do mercado atual com os produtos cada vez mais parecidos, clientes mais exigentes, a busca de valor agregado, globalização, recursos tecnológicos mais acessíveis e um foco maior para a qualidade.

A chave para atender essas exigências e manter a competitividade, segundo Anna Zappa – gerente de marketing e comunicação da Plusoft (1999) – é a fidelização do cliente. "O cliente quer ser bem atendido sempre e não apenas uma vez. E isso não é apenas um requisito formal mas uma questão de sobrevivência para a empresa", diz.

Também é necessário um diferencial no serviço e no atendimento, de detecção do valor agregado, de segmentação do universo de clientes e de atenção às novas oportunidades de negócios. Dentro deste contexto e mesmo na operação do CRM, os fatores que mais se destacam são: o histórico do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.