Fatores Psicológicos do Consumo

Publicado em 22/04/2003

FATORES PSICOLÓGICOS

As escolhas de compra de uma pessoa são influenciadas por 4 fatores psicológicos:

Motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.

MOTIVAÇÃO: a motivação é a força que move uma pessoa a buscar a satisfação de suas necessidades. Nós podemos ser estimulados através de necessidades internas, que geralmente são de ordem fisiológica, relacionadas com as necessidades básicas do ser humano (fome, sede, sono, proteção do corpo contra o frio, calor, etc), e necessidades externas, que são de ordem psicológica, e estão ligadas aos desejos secundários das pessoas, motivados pela seus hábitos, cultura, princípios, valores, classe social, etc.

Ex:

  • Sentir sede é uma necessidade primária do ser humano. Não tomar refrigerantes para poder emagrecer já é uma necessidade de cunho social.
  • Usar um casaco no frio é uma necessidade básica, ou seja, primária. Usar um casaco Pierre Cardin de R$ 3.000,00 é uma necessidade de aceitação social, ou secundária.

O mais interessante é que as necessidades primárias não interferem na escolha de um determinado produto, já as secundárias sim.

Por exemplo, antes de morrer de fome, um ser humano se submete a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.