Ética Organizacional

Publicado em 29/04/2005

Um segundo elemento são as Agências de Defesa, casos do PROCON, INMETRO, OMC (Organização Mundial do Comércio), entre outras agências que são instrumentos de defesa de diversos grupos: consumidores, fornecedores, concorrentes (como a OMC, que estuda casos de concorrência desleal entre países, entre outras coisas). Um caso que foi divulgado foi a decisão a favor da criação da AMBEV, pois a Coca-Cola entrara com um recurso afirmando que a união de Brahma e Antarctica caracterizaria monopólio de mercado. Num outro caso, a marca Kolinos teve que deixar de existir pelo mesmo problema, surgindo em seu lugar a marca Sorriso.

O terceiro canal de persuasão é o boicote de produtos por parte de consumidores, que se voltam para os concorrentes. Deste modo, se uma empresa comete algum tipo de infração ética que venha a ser sentida negativamente pelos consumidores, estes deixam de comprar aquele produto. O boicote dos clientes é tido como uma das maiores dificuldades a serem geridas por uma empresa, pois não há contra quem reclamar ou negociar (o que seria possível nos dois primeiros casos), pois os clientes estão pulverizados pela sociedade e tornam-se cada vez mais conscientes e dispostos a usar este seu poder. Um caso exemplar é o da empresa multinacional que distribuiu, de graça, leite em pó para recém-nascidos em favelas do terceiro mundo por alguns anos, até criar o hábito de consumo. Ainda falou que seu leite era melhor – em termos de proteínas, etc – que o leite de mães subnutridas. Pois bem, alguns anos depois esta empresa pára de dar o leite, restando às mães a alternativa de comprá-lo. Claro que a maioria não o podia fazer, e muitas crianças morreram de fome – pois muitas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.