Estratégia Competitiva – Análise Estrutural, Posicionamento das Indústrias e Cadeia de Valores

Publicado em 22/04/2003

Estratégia Competitiva


A unidade de análise básica para se compreender a competição é a indústria. A indústria (quer seja de produtos ou de serviços) é um grupo de competidores que produzem mercadorias ou serviços que competem diretamente entre si. Um indústria estrategicamente distinta abrange produtos cujas fontes de vantagem competitiva são semelhantes. Os exemplos são as indústrias correlatadas de artigos que têm em comum clientes, tecnologias ou canais (segundo o Longman Dictionary of Business English, canais (channel) são "o curso através do qual as encomendas são feitas, os negócios são transacionados e, mercadorias e abastecimento são obtidos"). Na prática, estabelecer fronteiras entre as indústrias é, inevitavelmente, questão de grau.

Muitos estudos de competição empregam abertamente amplas definições de indústrias como bancos, produtos químicos ou maquinaria. Não são indústrias estrategicamente significativas, porque tanto a natureza da competição como as fontes de vantagem competitiva variam muito dentro delas. Maquinaria, por exemplo, não é uma indústria apenas, mas dezenas de indústrias estrategicamente distintas, como máquinas de tecelagem, equipamento de processamento de borracha e máquinas de impressão, cada qual com suas exigências peculiares para o êxito competitivo.

A indústria é a arena na qual a vantagem competitiva é ganha ou perdida. As empresas através da estratégia competitiva, buscam definir e estabelecer uma abordagem para a competição em suas indústrias que seja, ao…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.