Equipes e Organizações

Publicado em 22/04/2003

O Modelo Humanista surgiu através da Escola de Relações Humanas de Elton Mayo na década de 30, e sua missão não era a de por abaixo o Taylorismo, mas apenas corrigir grandes focos de conflito (Orstman, 1984). Tanto Orstman, pesquisador socio-técnico, como Tragtenberg (1980), defensor da Corrente Crítica Radical, concordam com o caráter manipulativo deste modelo, através de esquemas e técnicas psicológicas utilizadas pelos humanistas para obter o consenso nas organizações. O envolvimento das pessoas se dá através da exploração das motivações psicossociais no trabalho, contrapondo-se a ordem anterior estritamente econômico-financeira. Os humanistas propõem também a substituição da gerência autoritária pelo consenso através de esquemas motivacionais. Estes esquemas visavam causar a impressão, até mesmo o convencimento, de que o conflito entre o capital e o trabalho for a totalmente eliminado. O conflito era negado. Por outro lado o caráter coercitivo e autoritário da gerência, quando de uma punição continuava inalterado.

A primeira manifestação do trabalho em grupo no MPC devemos ao Modelo das Relações Humanas, que resgatou o convívio coletivo, embora nada tivesse sido alterado nas rotinas de trabalho ou mesmo no conteúdo do mesmo.

Este modelo recebeu a contribuição da Psicologia Industrial e são então elaboradas as teorias motivacionais do trabalho (Herzberg, Maslow e McGregor). Estas propostas visam corrigir dois dos grandes problemas causados ao homem pelo modelo Taylorista: a falta de conteúdo das tarefas e o trabalho solitário.

Para contornar o problema da falta de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.