EMPRESA FAMILIAR: COMO GERÊNCIA-LA SEM QUESTÕES PESSOAIS?

Publicado em 09/08/2010

O Pão de Açúcar se desfez de todos os negócios que não eram do ramo de supermercados e concentrou os pontos-de-venda em São Paulo, praça de maiores lucros. Os onze membros da diretoria foram substituídos. Saíram amigos e ex-colegas, e entraram profissionais do mercado, contratados nas empresas concorrentes e de outros setores da economia. Foram promovidos para a diretoria alguns antigos profissionais.

"Essa solução radical foi a única saída que nós conseguíamos enxergar. Ou fazíamos isso ou o grupo teria quebrado", comenta Abílio Diniz.
Uma das primeiras providências foi abandonar o Palácio de Vidro. Toda a diretoria voltou a se espremer na antiga sede da organização.
Apenas com a mudança de endereço, a empresa passou a economizar o equivalente a 24 milhões de reais por ano. "Foi um dos momentos mais importantes de minha vida, pois, apesar das demissões, senti que tinha tomado as rédeas do negócio", conta Abílio. Feito o ajuste na época, o Pão de Açúcar voltara a crescer. “Nos dois embates familiares, o fundador apostou todas suas fichas em Abílio e saiu-se vitorioso” (Diniz, 1998, p. 171).
Agora, restabelecida a paz e com a companhia saneada, deslanchou novo processo de crescimento na busca não só do lucro, mas para voltar a ocupar o primeiro lugar no ranking dos maiores supermercados do país.
No final de 1994 os dados mostravam que o grupo estava reduzido em menos da metade, mas as vendas por metro quadrado haviam crescido 136% e o faturamento batia o recorde do grupo, chegando a 2,05 bilhões de dólares.
Em 1995 o Pão de Açúcar estava apresentando média de vendas de 742 dólares por metro quadrado, contra os 292 de 1989 (Diniz, 1998, p.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.