Economia Cafeeira até a Fase de Substituição das Importações

Publicado em 10/12/2005

A quebra na bolsa de Nova York em outubro de 29 foi um golpe para a estabilidade da economia cafeeira. O café não resistiu ao abalo sofrido no mundo financeiro e o seu preço caiu bruscamente. As lavouras de café enfrentaram a verdadeira dimensão do mercado.

Nesse processo, milhões de sacas de café estocadas foram queimadas e milhões de pés de café foram erradicados, na tentativa de estancar a queda contínua de preços provocada pelos excedentes de produção.

Quando os grandes fazendeiros falidos tiveram que entregar suas fazendas aos bancos, as terras foram divididas.

Os bancos não quiseram ser cafeicultores. Retalharam as fazendas em sítios e chácaras que foram comprados por imigrantes espanhóis, portugueses, italianos, libaneses, árabes e outros, o que criou uma nova classe. Você vai encontrar depois da revolução de 32, na Constituição, pela primeira vez, uma bancada com nomes estrangeiros, árabes, italianos, alemães, espanhóis.... Mesmo no fracasso maior, que foi a crise do café de 1929, com duas geadas seguidas, e depois o "crack" (a quebra) da Bolsa de Nova York, mesmo na sua mais cruel decadência, o café contribuiu para uma nova visão, uma nova formação, uma nova estrutura da sociedade paulista.

Além da crise do café, outro motivo apontado para o início do desenvolvimento industrial paulistano foi a Primeira Guerra Mundial, que fechou o trânsito oceânico e fez com que o transporte marítimo privilegiasse o material de guerra. As transformações no estado de São Paulo refletiram-se principalmente na economia da capital. "Foi…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.