Diferenças Sociais entre o Asfalto e a Favela

Publicado em 07/09/2006

Moradores usam outro endereço

Os pesquisadores mediram a distância social nas 27 capitais e todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. No Rio, a renda média dos trabalhadores do sexo masculino que moram favelas corresponde a 35% dos chamados moradores do asfalto. No sexo feminino, a proporção é de 32%. Na comparação por raça, brancos de favela ganham 28% dos que vivem no asfalto,enquanto a proporção para negros e pardos é de 22%.

Essa segregação social pela renda não apenas contribui para a desigualdade, mas atinge em cheio a auto-estima do morador de áreas carentes. O professor de história José Luiz de Souza Lima, que viveu 38 dos seus 40 anos na Rocinha, disse que conhece casos de vizinhos que nem conseguem empregoquando dizem que são moradoras do local:

- O descarte já começa no processo de seleção. Quem vai pela primeira vez, inocente, sente o impacto mais forte. Por isso, várias vezes, quando se procura emprego, não se adota o endereço da favela. Usa-se outra referência, normalmente de um parente.

Na relação favela-asfalto pelo grau de instrução, a pesquisa mostra que, quanto mais anos de estudo, maior é a distância de renda. Na faixa dos trabalhadores com mais de 15 anos de estudos, em oito capitais a diferença é superior a 30%. Já da faixa dos sem instrução, as diferenças são mínimas em quase todas as capitais.

A cor da pele, combinada com o endereço do trabalhador, também é um forte fator de discriminação. Trabalhadores negros que vivem em áreas carentes de 11 capitais ganham até 50% de negros do asfalto. Em Brasília, por exemplo, a diferença…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.