Desafios Competitivos para a Indústria

Publicado em 04/11/2003

Grupos difusores de progresso técnico são empresas produtoras de equipamentos. A base de sustentação da competitividade dessas empresas são:

  • diversificação
  • verticalização
  • acesso á tecnologia
  • reserva de mercados
  • disponibilidade de crédito para investimento
  • copia de produtos
  • malha industrial ampla

Nos anos 80, diante de uma demanda instável e barreiras à entrada de produtos importados, a maior parte das empresas promoveu a verticalização da produção, para garantir seu abastecimento, e diversificou linhas de produtos, para ampliar os segmentos atendidos.

Ao ampliar o leque de atividades realizadas nas empresas, a verticalização e diversificação garantiram a ocupação de capacidade mas, ao mesmo tempo diluíram os esforços produtivos e tecnológicos das empresas necessários para sustentar a competitividade a longo prazo. Assim, as mesmas estratégias que garantiram sobrevivência enfraquecem as possibilidades de crescimento e condicionam o futuro à capacidade das empresas em manterem parcerias para acessar as inovações tecnológicas relevantes.

Na mesma década de 80, houve o fenômeno mundial da difusão acelerada da microeletrônica refletiu-se no Brasil, gerando expansão de negócios na área de eletrônica, mesmo dentro das condicionalidades impostas pela reserva de mercado.

Na indústria de equipamentos eletromecânicos eram menores as restrições à entrada de empresas de origem estrangeira, mesmo porque diversas líderes internacionais já estavam presentes no país há…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.