Demanda Internacional

Publicado em 15/01/2004

A DEMANDA INTERNACIONAL


No capítulo XXXI "Sobre o Comércio Exterior" do "Princípios de Economia Política e Tributação" (1821), de D. Ricardo, o emprego da hipótese de rendimentos constantes de escala ausenta as relações que o comércio exterior possa causar na distribuição de renda. Os rendimentos de escala constante implicam que as produtividades dos fatores são imutáveis e, por conseguinte, a distribuição de renda não é alterada. Logo, as demandas domésticas são estáticas e, portanto, não são apropriadas para definir padrões de trocas internacionais, pois não se afiguram efeitos-renda com o comércio exterior.

Essa questão foi continuamente posta em xeque pela evidência empírica e a teoria econômica ampliada para incluir vários aspectos concernentes à demanda internacional. Guillochon (1970) destacou alguns estudos que priorizaram a relação existente entre técnica produtiva e perfis de demanda como fator explicativo das trocas internacionais. Um dos primeiros estudos significativos foi elaborado por John, H.G. (1966).

O avanço técnico incidente no comércio poderia não caracterizar a intensidade das trocas: se a introdução do progresso técnico ocorrer na produção, cujo consumo nacional cresce mais do que o mundial, os efeitos da mudança técnica sobre o comércio são neutros; se a participação das exportações na renda aumentar, a mudança…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.