Deficiente Físico – Obrigatoriedade de Contratação

Publicado em 22/04/2003

DEFICIENTES FÍSICOS – OBRIGATORIEDADE DE CONTRATAÇÃO


I – INTRODUÇÃO

Se olharmos o passado, concluiremos que existiu tempo em que a Pessoa Portadora de Deficiência era sacrificada, porque nada de útil representava à sociedade. Houve também a fase do atendimento caritativo, assistencial, em que substituiu a ferocidade primitiva pela mera piedade.

A evolução dos conceitos quanto aos direitos e importância da Pessoa Portadora de Deficiência, passando de inútil, digna de extermínio, desprezível, até chegar ao conceito de um ser com potencialidades deve-se precipuamente ao progresso do direito. De fato, a Pessoa Portadora de Deficiência não tinha direitos algum para exercício da cidadania, não participavam da vida econômica, política, social e cultural.

Entretando, o avanço dos direitos humanos, sobretudo na Declaração Universal dos Direitos do Homem da ONU, possibilitou à Pessoa Portadora de Deficiência, passar de uma condição passiva, de objeto, ao posicionamento ativo, ou seja, sujeito. A Pessoa Portadora de Deficiência passou da condição de mera recebedora de favores a ser com capacidade de defender seus próprios direitos e realizar seus próprios sonhos e ideais. Hoje, a ordem jurídica brasileira garante a esta pessoa direito à vida, à liberdade, à saúde, ao trabalho, etc.

A ONU decretou a partir de 1989, a década da Equiparação de Igualdade a todos os segmentos da sociedade, devendo dar atenção a todo cidadão.


1) BENEFICIÁRIO REABILITADO – CONCEITO

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.