Curva de Demanda do Consumidor Individual

Publicado em 26/10/2006

Curva de Demanda do Consumidor Individual


INTRODUÇÃO

Quando falamos de oferta e procura, nos referimos a mercados em que cada lado é composto de muitos vendedores e compradores. Isso nos dá uma razão a mais para a inclinação de cada curva. Se supomos que a maior parte dos indivíduos tem desejos e capacidades diferentes de comprar, porque suas rendas e suas utilidades marginais são diferentes, e que tem desejos e capacidades diferentes de vender, então é fácil perceber que uma mudança no preço trará novos compradores e vendedores ao mercado. À medida que o preço cai, por exemplo, entrarão em ação os desejos ou capacidades de comprar de várias pessoas; e, inversamente, quando o preço aumenta, crescerá a entrada de vendedores no mercado, e com ela a quantidade de bens ofertados.

Conceito de Demanda

Ao final do século passado, alguns economistas elaboraram o conceito de utilidade marginal e dele derivaram a curva da demanda e suas propriedades. Tem-se que a utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço. Entretanto, a utilidade marginal, que é a satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, é decrescente, porque o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade por ele proporcionada, chegando à saturação.

O chamado paradoxo da água e do diamante ilustra a importância do conceito de utilidade marginal. Por que a água, mais necessária, é tão barata, e o diamante, supérfluo, tem preço…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.