Coogeração Através do Bagaço de Cana

Publicado em 22/04/2003

COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÊS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Tangará da Serra, Junho 2001


1 INTRODUÇÃO

A tecnologia da cogeração existe a mais de 100 anos, os primeiros sistemas dessa técnica começaram a ser implantados no final do século XIX.

Do ponto de vista energético as usinas sempre produziram um volume grande bagaço, que porventura foi um grande transtorno quanto à disposição deste bagaço na natureza. Diante deste fato, as usinas instalaram ao longo dos anos, modelos que consomem todo esse resíduo sem deixar nada sobrar, dessa forma, evita-se o consumo de combustíveis externos e se dispõe do bagaço produzido, não preocupando-se em ter equipamentos eficientes do ponto de vista energético.

Normalmente o bagaço que queima nas caldeiras contém 50% de umidade, reduzindo a 1/3 sua eficiência calórica, e as caldeiras em modo geral aproveitam cerca de 65% desse calor. Uma planta otimizada pode-se obter uma sobra de 25% do bagaço produzido, podendo assim gerar cerca de 200 Wh por tonelada de bagaço.

Até a década de 30, uma parte significativa da energia elétrica era gerada nas próprias instalações industriais, basicamente pelo processo de cogeração.

Com a expansão dos sistemas públicos de distribuição de energia elétrica que exigiam confiabilidade, a modalidade e baixo custo, com a construção de hidrelétrica a cogeração foi perdendo gradativamente a sua importância.

Com as…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.