Consumidores internautas: um estudo sobre comportamento no ?e-commerce?

Publicado em 06/05/2010

A decisão de compra inicia-se por uma necessidade do consumidor, mas também se baseia em fatores de influência e de motivação. Assim, a tomada de decisão inicia-se no momento do reconhecimento da necessidade, ou seja, a percepção que o consumidor tem da diferença entre o que tem e do que deseja, partindo daí, o processo decisório (BLACWELL; MINIARD; ENGEL, 2000).

Para Kotler (2000, p.146), “o processo de decisão de compra do consumidor tem cinco etapas”:

Mowen (2003, p. 83), diz que nas escolhas de alto envolvimento, em um modelo compensatório o consumidor analisa cada alternativa de uma maneira amplamente avaliadora de modo que os bons indicadores podem compensar os baixos indicadores de um atributo.

 

organograma

 

Figura 3 – Modelo de processo de compra do consumidor

Fonte: Kotler e keller (2006, p. 189).

a) Reconhecimento do problema

De acordo com Engel (2000), o reconhecimento de compra ocorre quando um indivíduo sente uma diferença entre o estado desejado de coisas e a situação real, suficiente para despertar e ativar o processo decisório.

Tornar-se consciente da necessidade, entretanto, não é suficiente para gerar a compra. Como consumidores, temos inúmeras necessidades e desejos, mas nossa disponibilidade de tempo e dinheiro é finita. Assim, há uma competição entre nossas necessidades (ETZEL; WALKER; STANTON, 2001, p. 114).

O processo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.