Comunicação Organizacional

Publicado em 06/09/2003

Redes Formais de Comunicação - Existem diversas formas de estruturar a comunicação organizacional, pesquisas têm indicado a existência de cinco padrões ou redes de comunicação: Círculo, Todos os Canais, "Y", Roda e Cadeia, sendo a em cadeia e em "Y" os mais tradicionais.

Redes Informais de Comunicação - As redes informais de comunicação numa organizacional constituem o caminho primário através do qual tanto rumores como informações fatuais são transmitidos às pessoas. A fofoca diária e conversas relacionadas ao trabalho que ocorrem através do grupo de amigos e associações casuais são o canal informal mais comumente usado.

Dessa forma, os gerentes devem tentar evitar a ambigüidade e o sigilo que criam as ansiedade, as quais, trazem os rumores.
Na Teoria das Relações Humanas¹ a organização informal apresenta as seguintes características: 1

  • Relação de coesão e de antagonismo - Os indivíduos situados em diferentes níveis e setores da empresa formam grupos e criam relações pessoais de simpatia (de identificação) ou de antagonismo (de antipatia).
  • Status - Os indivíduos interagem em grupos informais, dentro dos quais cada um, independentemente da sua posição na organização formal, adquire uma posição social ou status em função do seu papel em cada grupo e em função da sua participação e integração no grupo.
  • Colaboração espontânea - a organização informal se caracteriza pelo alto índice de colaboração espontânea…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.