Comunicação nas Organizações

Publicado em 12/09/2004

COMUNICAÇÃO


A comunicação é essencial para eficácia de qualquer organização e os grupos formados dentro da mesma. Quando houver a falta dela as conseqüências serão drásticas. Um grande exemplo é o processo de comunicação entre os aeroportos e as aeronaves que necessita de uma comunicação perfeita, pois do contrário poderá haver sérios acidentes.

"Entendemos por comunicação como a transferência e a compreensão de mensagens. O processo começa quando emissor transmite a sua mensagem e termina quando o receptor a compreende".


As funções da comunicação

Existem quatro funções básicas dentro de um grupo ou organização: Controle, Motivação, Expressão emocional e Informação.

Controle: As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Em exemplo é quando um funcionário é orientado pelo superior a seguir as normas da empresa, a comunicação está desempenhando a função de controle.

Motivação: A comunicação facilita motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo.

Expressão emocional: A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.