Comunicação

Publicado em 22/04/2003

1.3- Planejamento da mensagem

Tendo definido a resposta desejada por parte do público, o comunicador passa então a desenvolver uma mensagem eficaz. Em termos ideais, a mensagem deveria atrair Atenção, manter Interesse, suscitar Desejo e induzir à Ação (conhecido como modelo AIDA). Na prática, poucas mensagens levam o consumidor a percorrer todo caminho da consciência à compra, mas a estrutura AIDA sugere as qualidades desejáveis de uma boa mensagem.

Ao elaborar a mensagem, o comunicador de marketing deve resolver três problemas: o que dizer (conteúdo da mensagem), como dizê-lo logicamente (estrutura da mensagem) e como dizê-lo simbolicamente (forma da mensagem).

1.3.1- Conteúdo da mensagem

O comunicador deve imaginar um apelo ou tema que produza a resposta desejada. Existem três tipos de apelos. Apelos racionais apelam para o auto - interesse do público. Eles mostram que o produto irá produzir os benefícios anunciados.
Apelos emocionais tentam gerar emoções positivas ou negativas que possam motivar a compra. Incluem apelos para o medo, a culpa e a vergonha, que levam as pessoas a fazer as coisas que deveriam fazer ou parar de fazer coisas que não deveriam .
Apelos morais são direcionados para o senso que o público - alvo tem do que é correto e apropriado. Na maioria das vezes, são utilizados para levar as pessoas a apoiar causas sociais como um meio ambiente mais limpo, melhores relações raciais, igualdade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.