Competindo pelo Futuro

Publicado em 15/06/2003

Para Hamel e Prahalad (1997), existem três tipos de empresas: 1- As lideres de mercado; 2- as seguidoras das lideres e 3- as que rompem com as regras (estratégias inovadoras).

Quando se fala em planejamento estratégico é preciso diferenciar as definições:

  • Planejar: envolve muito mais programação do que criação;
  • Estrategizar: : envolve muito mais indagação do que procedimentos.

Para gerar novas estratégias é necessário desprezar crenças tradicionais. Experiência é importante?. Sim, desde que se queira que o futuro seja igual ao passado. Como os principais executivos geralmente são os mais experientes na organização, é provável que níveis hierárquicos inferiores tenham melhores perspectivas ara a criação de novos negócios e oportunidades não convencionais.

Imaginemos um gerente executivo lançando um programa árduo para melhorar o retorno sobre o investimento ROI (Return on Investiment).

ROI = Faturamento Líquido (numerador)
Investimento, ou capital empregado (denominador)

(Em uma empresa de serviços podemos considerar como denominador, o nº de funcionários)

Todos os Gerentes sabem que aumentar o faturamento líquido é muito mais trabalhoso do que cortar os ativos e funcionários. Para aumentar o numerador, a alta gerência precisa saber onde estão as novas oportunidades, ser capaz de prever as necessidades constantemente mutáveis dos clientes, Ter investido em novas competências e assim por diante. Portanto, a intensa pressão para melhorar rapidamente o retorno do investimento faz com que os executivos apelem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.