Clientes e Sociedade

Publicado em 08/09/2004

Ao definir o posicionamento de seu produto, em primeiro lugar a empresa identifica possíveis vantagens competitivas sobre as quais construir sua posição. Para ganhar tais vantagens, deve oferecer maior valor aos segmentos escolhidos como alvo, seja cobrando preços mais baixos que seus concorrentes, seja oferecendo mais benefícios para justificar preços mais baixos. Porém, se a empresa posicionar seu produto no intuito de oferecer maior valor, deve também proporcionar esse valor. Assim, o primeiro passo de um posicionamento eficaz é diferenciar a oferta de marketing para que ela ofereça aos consumidores mais valor do que os concorrentes.

Depois que a empresa escolhe uma dada posição aos consumidores-alvo. Todo o seu programa de marketing deve dar apoio à estratégica de posicionamento escolhida.

A estratégica de marketing competitivo começa com uma análise completa da concorrência. A empresa deve comparar constantemente seus produtos, preços canis e promoções com os de seus concorrentes mais próximos, a fim de poder discernir pontos de vantagens e desvantagens. Deve monitorar, de modo formal ou informal, o ambiente competitivo para responder às seguintes questões, sobre quem são os concorrentes, quais são seus objetivos e estratégicas, suas forças e fraquezas, etc.

A escolha da estratégica de marketing competitivo…

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