Causas de Insucesso de Novos Produtos de Consumo na Indústria Alimentícia : Estudo Multicaso

Publicado em 30/05/2004

CAUSAS DE INSUCESSO DE NOVOS PRODUTOS DE CONSUMO NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA : Estudo Multicaso


Resumo

O presente artigo destaca de forma sucinta os principais fatores de insucesso de novos produtos de consumo na indústria de alimentos. Foram analisadas quatro empresas de grande porte do setor. Os resultados que emergiram apontam para uma relação a princípio de influência das quatro variáveis em estudo – estratégias competitivas, comportamento do consumidor, estrutura de mercado e orientação para mercado - e o insucesso dos produtos novos no mercado.

Palavras-chave: Insucesso, novos produtos, indústria alimentícia.


1 - INTRODUÇÃO


Segundo URBAN E HAUSER (1993), diversos fatores influenciam a necessidade de desenvolvimento de novos produtos, entre eles, objetivos financeiros, crescimento das vendas, posição competitiva, ciclo de vida do produto, tecnologia, globalização, regulamentações, custos de material, invenções, demografia e mudanças no estilo de vida, exigências dos consumidores, iniciativas dos fornecedores e alianças.

Gerir o desenvolvimento e a manutenção de novos produtos, em face deste panorama complexo, tanto para a empresa quanto para o mercado é de suma importância do ponto de vista competitivo, visto que, aparentemente todo produto passa por um ciclo de vida (BOONER E KURTZ, 1998).Se considerarmos que os riscos de insucesso e os altos custos associados, o desenvolvimento de novos produtos se torna tarefa imprescindível.


2 - INSUCESSO E NOVOS…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.