Capital Intangível

Publicado em 25/01/2019

Uma organização assim vai ter que descobrir formas diversas de motivação e liderança, pois grandes partes desses colaboradores não enxergarão mais a empresa como tal, mas apenas como um meio efêmero de realizações profissionais. Lideranças tradicionais, respeitadas pelo tempo de casa e status, pouco ou nada poderão ajudar num ambiente destes, multifacetado e polimotivacional, cujos vínculos com a empresa são tênues demais mesmo entre aqueles que pertencem efetivamente à organização.


A fusão entre os três tipos de capital, junto com a gestão do conhecimento, dá origem ao valor.


O conceito de Capital Intelectual, como todos conceitos e práticas revolucionários, não se contêm em suas formulações iniciais. O modelo da Skandia, embora pioneiro, possibilitou atualizações relevantes.


O capital humano, ou seja, a qualificação, as habilidades e conhecimentos e a capacidade de geração de idéias e de inovação da força de trabalho; o capital estrutural, a parte do capital intelectual que realmente pertence à empresa, os bancos de dados, os manuais de procedimento, enfim, tudo aquilo que não pode ser levado embora quando um funcionário deixa a empresa; o capital dos clientes, o valor da franquia da empresa, do relacionamento com os clientes, a lealdade à marca da empresa e a capacidade de a empresa conhecer as necessidades de seus clientes e antecipar soluções para seus problemas futuros.

Uma atualização deste conceito foi procurar descortinar a parte oculta do valor da empresa através de certos itens que podem ser mensurados através do balanço fiscal da empresa. O importante é que esses itens se enquadrem nos grupos macro já mencionados:

  • Desenvolvimento de novos negócios;

  • Investimento em TI;

  • Desenvolvimento de clientes;

  • Desenvolvimento…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.