As Causas do Crescimento da Dívida Pública nos Últimos Anos e a Sustentabilidade da Dívida

Publicado em 04/10/2006

3.2 TAXA DE CÂMBIO

Na medida em que parte da dívida interna é indexada à taxa de câmbio, a desvalorização cambial tem efeito relevante sobre a evolução temporal da Dívida Interna Líquida do Setor Público. Assim, a queda do valor externo do real após 1998, e novamente em 2002, impactou de forma significativa essa evolução.

3.3 FATORES NÃO-REPETITIVOS

Considerando-se que a desvalorização cambial, observada a partir da flutuação do real, representa essencialmente um ajuste a uma nova situação, e não uma tendência pode-se supor que o efeito de variações da taxa de câmbio sobre o endividamento público, observado nos últimos anos, não deve repetir-se no futuro próximo. O mesmo pode-se dizer quanto a outros fatores não-repetitivos de elevação da dívida, que foram importantes no período recente.


4. CRESCIMENTO DA DÍVIDA INTERNA

Nos últimos oito anos, três elementos tiveram impacto significativo no aumento do endividamento do governo federal: os acordos de refinanciamento de estados e municípios, o reconhecimento e contabilização de dívidas latentes e o programa de fortalecimento dos bancos federais. Cabe examinar as principais características dessas ações.

4.1 REFINANCIAMENTO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

Em 1994-1997, os estados e municípios tiveram participação majoritária no déficit operacional do setor público. Isso reflete uma tendência ao desequilíbrio, no período anterior a 1998,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.