Armazenagem no Brasil – do Manual ao Automatizado

Publicado em 16/06/2004

Armazenagem no Brasil - do Manual ao Automatizado


RESUMO

A ênfase deste trabalho será dada a armazenagem em sua: importância, objetivos, vantagens, desafios, instalações, sistemas, estratégias,...

A armazenagem aparecerá como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.


1 – INTRODUÇÃO


A armazenagem surgiu no momento em que o homem produziu no próprio local mais do que poderia consumir. Foi no ano de 1.800 A .C. no Egito que foram criados os primeiros armazéns para sete anos de abundância e sete anos de escassez.

No século XV os Incas expandem sue império e percebem que a comunicação e a logística são vitais e criam armazéns descentralizados.

Voltando-se para o Brasil - No dia 28 de janeiro de 1808. D.João VI baixava na Bahia a carta régia determinando a abertura dos portos brasileiros às nações amigas.

Com assinatura dessa carta régia, as atividades portuárias intensificaram-se enormemente. Esse fomento veio acompanhado pelo surgimento dos primeiros armazéns de cais do porto. Era a fase embriatória dos armazéns gerais,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.