Analogia no Direito Penal

Publicado em 22/04/2003

Analogia no Direito Penal

1. AS LACUNAS DA LEI PENAL

O conjunto de leis, é sempre lacunoso, mesmo porque é impossível que o legislador em seu exercício de legislar seja possível de prever todas as situações concretas, possíveis e relevantes à disciplina jurídica para que não haja as lacunas. Cabe aí aos operadores do direito o exercício de integração da norma por analogia, equidade etc.

Aplicar a -se ao caso legalmente omisso:a) analogia,b) os costumes , c) os princípios gerais de direito.

A lei deve reger a espécie; em sua falta, a analogia porque procura-se com uma lei mais ou menos semelhante, integrar o caso concreto, alcançando-se uma solução. Depois sim vem costumes e princípios gerais do direito. Os princípios gerais são as premissas éticas que orientam todo o ordenamento. Exemplo: ninguém pode enriquecer sem causa. Ou seja, numa lacuna, mesmo aplicando a analogia primeiro ,você já deve estar atento aos princípios gerais do direito.

A analogia é o primeiro recurso fornecido pela ciência jurídica na solução do problema de auto-integração da norma penal(aplicados em relação às normas penais não incriminadoras). A auto-integração consiste na integração da norma feita por meio do próprio ordenamento jurídico, dentro dos limites da mesma fonte dominante, sem precisar recorrer a outros ordenamentos e com mínimo recurso a fontes diversas da dominante. O método de auto-integração apoia-se em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.