Análise do Livro – O Direito à Preguiça de Paul Lafargue

Publicado em 06/11/2006

O DIREITO À PREGUIÇA


Nos últimos anos, vem sendo travado um rico debate entre vários teóricos acerca da categoria trabalho; alguns defendendo sua centralidade, enquanto um elemento fundamental para a sociabilidade humana e outros o colocando em segundo plano, como é o caso das teorias de Habermas, André Gorz, Domênico De Masi, Claus Offe, dentre outros.

Em sua obra O direito à Preguiça, Paul Lafargue relata o pensamento que esteve envolto do trabalho, desde a gênese da humanidade. Para isso, foi necessário traçar um itinerário histórico das diversas visões sobre o trabalho até aquele momento em que foi escrito o seu livro, em meados do século XIX, em meio às incipientes idéias socialistas inspiradas no pensamento de Karl Marx e as transformações que vinham ocorrendo com o advento da Revolução Industrial.

Nas suas análises, faz críticas ao padrão capitalista emergente, que inspirado nos princípios teológicos e positivistas, explorava cada vez mais a força de trabalho. Diante da superexploração da população, o quadro apresentado pelos ideários da industrialização e da revolução burguesa, era o de um aumento crescente de miserabilidade e pauperização de grande parcela dos segmentos sociais. Desde a Revolução, com a burguesia no poder, aboliram-se os feriados a fim de subjugar os operários às leis do trabalho. Para que os burgueses pudessem atingir seus anseios, foi necessário buscar dogmas do passado para que a população de modo geral "aceitasse" as normas que eram impostas.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.