Análise de Cargos

Publicado em 16/10/2009

Procurava-se uma separação entre pensamento (gerência) e atividade (operários). Os cargos eram projetados segundo o modelo de fazer e não de pensar.

O treinamento no cargo, segundo o modelo clássico, era restrito às habilidades específicas necessárias a execução das tarefas.

O ponto de vista dominante era de quanto mais simples e mais repetitiva as tarefas maior seria a eficiência.

Superespecialização e a simplificação das tarefas, fruto da racionalização do trabalho visavam:

• admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores;
• redução dos custos de treinamento;
• padronização das atividades, facilidade de . supervisão e controle, permitindo maior' nº de subordinados por chefe;
• aplicação do princípio de linha de montagem.

A idéia subjacente nesta abordagem é clara: trabalhador e seu cargo eram tratados como, máquinas.

b) Modelo de Relações Humanas (Elton Mayo e Mary Parker Foilet):

O desenho do cargo não é diferente daquele visto no modelo clássico. A diferença reside nas implicação humanas: o modelo humanista tende a focalizar mais o contexto do cargo e as condições sob as quais é desempenhado o trabalho do que o conteúdo do cargo ou a sua execução.

O ocupante recebe atenção e consideração…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.