Análise da Empresa – Saraiva

Publicado em 02/06/2006

MARKETING


APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

HISTÓRICO

Em 1914, Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, funda a Saraiva & Cia., que a princípio era um pequeno estabelecimento de comércio de livros usados. Apaixonado por livros jurídicos, se aproxima de professores e alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e recebe o nome comercial de Livraria Acadêmica. O proprietário recebeu o nome de Conselheiro por causa das valiosas indicações que dava àqueles que freqüentavam sua livraria.

Com o passar do tempo, a Saraiva continuou a atender os clientes individualmente, suprindo suas necessidades de conhecimento e amparando-os financeiramente: abrindo-lhes crédito sem juros e dando-lhes prazos de pagamento indeterminados. As contas eram abertas sem quaisquer formalidades.

Além disso, na hora de fazer uma venda, se houvesse dúvida do cliente entre dois livros sendo um editado pela Saraiva e outro pelo concorrente, Joaquim indicava o melhor.

Nos trinta anos seguintes, a livraria teria como prioridade a área jurídica, que até então padecera da falta de qualquer esquema industrial - os autores eram obrigados a assumir os encargos da produção, financiamento e distribuição de suas obras.

A editora estende suas atividades comerciais e começa a editar também livros didáticos, literatura geral, ciências, etc., ao mesmo tempo em que amplia as atividades editoriais no campo jurídico e se torna a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil.

Em 1944, morre Joaquim Saraiva, e seus três filhos, Jorge, Paulino e Joaquim Filho, que haviam sido…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.