Alemanha: o País da Copa

Publicado em 04/05/2006

A natureza dos homens é amar a vida. A Alemanha não tem este culto. Na alma alemã, na arte, na literatura, na filosofia deste país há falta de compreensão sobre aquilo que a vida verdadeiramente significa, aquilo que é a magia e a grandeza da vida. E há um ímpeto mórbido e atração pela morte. Este povo ama a morte. A divindade à qual se submete, com um receio que se mistura de volúpia e de êxtase, é a morte. De onde ela ganhou esta divindade eu não sei. Leiam os seus poetas mais uma vez: por toda a parte a morte! A morte a pé, a morte a cavalo, sempre a morte. Pensem bem naquilo que vos digo sobre os alemães. Eles amam a Guerra por si só. A Guerra é um pacto com a morte. Na Guerra vêem os alemães o seu melhor amigo.

Menos de uma década depois da morte de Clemenceu, Erika Mann classifica esta caracterização dos alemães pelo senhor Clemenceu como "sinistramente acertada".

Erika Mann: "Sem dúvida que foi esta atracção mórbida e satânica pela morte de que ele fala, uma das forças que atraíram os alemães para o Nazismo. Não é por acaso que o símbolo das tropas de elite de Hitler é um crânio (Totenkopf). E por muito dinâmico e vivo que o movimento nazi se tenha vendido na propaganda, a divindade a que eles se rendiam com êxtase era a morte. O romantismo Nazi não tinha qualquer lugar para a "luz" ou o "luminoso". Os seus espíritos eram sobrios. E no entanto o desastre alemão não foi uma capitulação consciente ou intencional perante a catástrofe, apesar de ter havido uma saudade inconsciente para com ela. Foi antes a pelo senhor Clemenceau desaprovada falta fundamental de cultura moral que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.