Administração Estratégica e Planejamento Estratégico

Publicado em 13/10/2004

O estímulo gerador que dá início à análise estrátégica pode surgir de várias maneiras, dependendo das circunstâncias e do contexto das situações em que a ampresa esta inserida. Dentro destes aspéctos as empresas podem ser enquadradas em três categorias:

1-"Reativas": as que esperam até os problemas ocorrerem antes de tentar resolvê-los;

2-"Planificadoras": as que se antecipam aos problemas e;

3-"Empreendedoras": que se antecipam aos problemas quanto às oportunidades.

As empresas da terceira categoria naum esperam um estímulo , mas buscam permanentemente por uma oportunidade estratégica. As tendências do meio empresarial no período posterior à 2a GGM têm acentuado a necessidade e as vantagens da antecipação às mudanças astratégicas.

Na prática, as empresas possuem duas características que exercem influência preponderante sobre todo o processo de formulação de estratégias. A primeira é de que naum há um objetico único, mas todo um vetor de objetivos, cada um dos quais faz exigências concorrentes sobre os recursos da empresa. A segunda característica é a impossibilidade de fixar arbitrariamente os valores de metas e limites mínimos de aceitação, sendo necessário ajusta-los em vista das potencialidades e das oportunidades da empresa.

Após a formulação inicial dos objetivos, inicia-se a avaliação interna. Esta preocupa-se com a determinação das oportunidades de crescimento da empresa dentro de sua posição corrente em termos de produtos e mercados. Envolve a comparação do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.