Administração de Reclamações no Setor de Serviços

Publicado em 22/04/2006

Administração de Reclamações e Recuperação dos Serviços


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância da Administração de Reclamações e Recuperação dos Serviços, dentro do Setor de Serviços, setor que no Brasil responde por 55% do PIB e 53% da força de trabalho.

As pessoas normalmente reclamam devido à qualidade e valor dos serviços que recebem, se queixam dos atrasos nas entregas, desempenho deficiente, pessoal descortês e incompetente, erros nas faturas de cartão de crédito e extratos bancários, horários de atendimentos não adequados e diversos outros problemas que vão desde a espera na fila em cinemas, teatros, restaurantes, até o manuseio de novos e complexos equipamentos de auto-atendimento. O grande desafio para as empresas de serviços está justamente em gerenciar essas situações de descontentamento de seus clientes com o objetivo óbvio de recuperá-los, retê-los e fidelizá-los.


2. EMPRESAS DE SERVIÇOS

O setor de serviços tem como característica a sua diversidade. Engloba empresas internacionais de proporções extraordinárias (cia aéreas, bancos, telecomunicações, cadeias de hotéis) a pequenas empresas locais (restaurantes, lavanderias, táxis, médicos), inclusive, trabalhadores informais (manicures, pedicures, pintores) sua participação no PIB brasileiro chega a 55% e a 53% da força de trabalho conforme figura1 e tabela 1.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.