Acidentes de Trabalho

Publicado em 22/04/2003

ACIDENTES DO TRABALHO

Novo Hamburgo (RS), setembro 2002


Introdução


No Brasil, o trabalho sempre foi explorado desordenadamente, e durante muito tempo a mão de obra regida sob a égide da escravatura. Desde o inicio da colonização, até o final do século 19, o destino do trabalhador ficava entregue ao livre arbítrio dos poderosos.

Com o ciclo da cana de açúcar iniciou-se a fixação do homem no solo brasileiro, atividade para o qual era exigido a presença do senhor do engenho, aristocrata europeu, e dos serviçais da lavoura, inicialmente escravos índios, que não assimilaram as novas funções e logo depois com a importação de escravos negros, oriundos de regiões da África.

Aos poucos o território brasileiro foi sendo colonizado e explorado por imigrantes italianos, alemães e poloneses, que trouxeram novas técnicas agrícolas para desenvolver a atividade

Antes da Primeira Guerra Mundial a indústria brasileira praticamente inexistia. A figura do artesão predominava na transformação de algumas matérias primas regionais. A produção industrial era toda importada. Aos poucos a industria nacional foi se desenvolvendo, inicialmente procurando assimilar as técnicas estrangeiras e adaptando-as as peculiaridades nacionais. Com o desenvolvimento de fontes energéticas as fábricas se modernizaram, passaram a empregar grande contingente de trabalhadores, que em conseqüência houve a expansão do comércio, da indústria da construção civil, dos serviços, visando atender às necessidades primordiais do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.