A Questão do Meio Ambiente no Comércio Internacional

Publicado em 22/04/2003

Muitos ambientalistas, inclusive, se empenharam para que, a partir de janeiro de 2002, sejam instituídos no Brasil os critérios de normatização do princípio do usuário-pagador, para quem utilizar recursos hídricos e de definição de instrumentos econômicos para penalizar com maiores custos o poluidor, tendo como avaliação a adoção do princípio do poluidor-pagador. 
Acreditam, ainda, que a medida compensatória para implantação do princípio do poluidor-pagador deverá ser definida até o final do ano (2002). No entanto, para os usos de subsistência e os considerados insignificantes, não haverá cobrança pela utilização dos recursos hídricos. 
"À União cabe, todavia, ouvir os empresários e produtores que dependem da utilização dos recursos hídricos para, chegando a um bom termo, conseguir cumprir a legislação e proteger o meio ambiente sem, no entanto, inviabilizar os empreendimentos".

Em resumo, o industrial (poluidor) está proibido de poluir, pelo que lhe incumbe pagar os custos de eliminação dos resíduos e, caso não o faça, cabe-lhe a responsabilidade de ter de pagar os custos "sociais" de uma ação poluidora (através de multas, indenizações, etc.), sem prejuízo de ser obrigado a tomar as medidas necessárias para corrigir a situação.

4.3 – A PROTEÇÃO AMBIENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Após o seu período de evolução e consolidação, o Direito Ambiental foi aperfeiçoado na Constituição de 1988. Com efeito, a nova carta deu um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.