A Marca

Publicado em 21/07/2003

A MARCA


INTRODUÇÃO

VISÃO BÁSICA TRADICIONAL

A marca faz parte do composto de produto e é fator preponderante na adaptação do produto ou do serviço à satisfação das necessidades perceptíveis dos consumidores. O fato de o nome escolhido para o produto ou o serviço dever relacionar-se com o que ele faz é um conceito antigo nem sempre necessário.

De outro lado, a escolha da marca deve levar em conta alguns critérios chave, como:

  • Compreensão por parte dos consumidores em geral, sem margens de dúvidas, e se possível curta;
  • Eufonia, facilidade de se pronunciar, soletrar e de ler;
  • Expressividade, reconhecimento e memorização fáceis;
  • Associação à imagem do produto;
  • Eficácia para a publicidade, sendo adaptável a qualquer veículo ou meio de divulgação;
  • Desvinculação de tempo ou de época, para não ficar ultrapassada;
  • Adaptabilidade às necessidades de embalagem e rotulagem;
  • Disponibilidade para uso (que não esteja sendo usada por outra empresa);
  • Ausência de conotações obscenas, ofensivas ou negativas, sendo, ao contrário, sugestiva;
  • Pronúncia em todas as línguas (para produtos destinados à exportação).

Há marcas que designam o fabricante e outras que definem o produto, suas características ou seu objetivo. Pode ser um nome fantasia, adaptado, ou formado com adoção de palavras, ou um nome sob licença ou acordo. Veja uma combinação de marcas:

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.