A Logística no Transporte Internacional de Carga e as Dificuldades de Exportação no Porto de Santos

Publicado em 06/05/2010

Os mesmos autores relatam que no início dos anos 90, a situação da carga geral portuária no Brasil e Argentina era bastante problemática, pois as reformas econômicas que se faziam nestes países prometiam crescimento na produção e no comércio, mas a infra-estrutura de transportes em geral, principalmente nos portos e ferrovias, era inadequada e insuficiente para suprir a demanda que estava por vir.

Os principais problemas relacionados à movimentação de contêineres na época eram as instalações deterioradas, o congestionamento de navios nos portos para atracação, tempos excessivos de carregamento/descarregamento do navio, altos custos de mão-de-obra, resultando em custos da ordem de US$ 500 por contêiner movimentado. Na ocasião era mais vantajoso transportar contêineres por rodovia de São Paulo a Buenos Aires (2600 km). (MARTINS e SILVA, 2001, p. 59)

Naquela época, muitos terminais de contêineres haviam sido criados (Santos, Rio de Janeiro e Rio Grande). A partir daí, a conteinerização começava a crescer rapidamente. O Porto de Santos, já como maior porto para movimentação de contêineres do país, movimentou cerca de 500 mil unidades em 1990. No mesmo ano, o Porto de Rio Grande movimentou 60 mil unidades e o Porto do Rio de Janeiro, 35 mil unidades.

O maior problema ainda era o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.