A Incostitucionalidade do Artigo 100, Inciso I do Código de Processo Civil

Publicado em 21/11/2005

A Inconstitucionalidade ou Não do Artigo 100, Inciso I, do Código de Processo Civil

Belo Horizonte

2005


1. Introdução

Este trabalho visa a fazer uma análise acerca da constitucionalidade do artigo 100, inciso I do Código de Processo Civil Brasileiro. Aqui, analisaremos os fatores sociais, os institutos e conceito, fundamentados na doutrina e jurisprudência, com o fim de chegarmos a uma conclusão plausível acerca do assunto.


2. Desenvolvimento

Diz o código processual brasileiro:

" Art. 100. É competente o foro:

da residência da mulher, para a ação de separação dos cônjuges e a conversão desta em divórcio, e para a anulação de casamento."

Segundo vemos, a mulher dispõe de foro privilegiado nesses casos previstos. Toda vez que um cônjuge ajuizar uma ação dessas citadas, a mulher poderá requerer que a competência seja do juízo da Comarca onde reside.

Após instituída a nossa Constituição de 88, muito tem se discutido se esse inciso tornou-se inconstitucional, ou não. Isso porque, diz o texto constitucional em seu artigo quinto, inciso I:

" Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.