A IMPORT?CIA DO PORTO DE SANTOS PARA O BRASIL, SUA INFRA-ESTRUTURA ATUAL E A NECESSIDADE DE MODERNIZA!O

Publicado em 27/08/2010

2.1 O Porto de Santos

Desde cedo, o Brasil se preocupou com a navegação, bem como a construção de portos, para as necessidades do seu comércio, devendo-se, porém à Carta Régia de 28 de janeiro de 1808, do príncipe-regente D. João VI a abertura dos portos do Brasil para o comércio exterior com as nações amigas.
Logo após a fundação da cidade de São Vicente, Brás Cubas foi procurar um ponto para a atracação das caravelas. E fundou Santos, do outro lado da ilha de São Vicente, onde se fixou, o porto ideal. Estava certo, séculos depois, ali se instalou o maior porto latino-americano de carga geral.
As embarcações de alto mar ficavam a mais de 100 metros de distância dos locais onde eram colocadas as mercadorias e ligadas aos navios por pontes de madeira, por onde transitavam os escravos e outros trabalhadores do porto, transportando nas costas a maioria das espécies de carga, além das sacas de café.
O porto de Santos, o único porto deste estado francamente aberto à navegação de longo curso, acha-se no mais deplorável estado. Sem cais e sem meios de descargas, assolado pela febre amarela e pela varíola, com uma alfândega desmantelada, que não possui nenhum guindaste, nenhum armazéns para receber e acondicionar as mercadorias, que não possui o pessoal suficiente para conferir e despachar as cargas com a indispensável presteza, não possui até os mais necessários utensílios, tendo a sua baía coalhada de navios que esperam longos meses que lhe chegue à vez de descarregar, tendo as ruas e praças da cidade atulhadas de mercadorias de toda a espécie, expostas ao tempo e à rapinagem, vendo morrer diariamente a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.