A Importância do Projeto Rsmoda para o Mercado da Indústria Têxtil no RS

Publicado em 26/04/2006

Tem como idéia juntar o marketing internacional e a exportação para ajudar a micro, pequenas e médias empresas. Partindo do pressuposto de que o marketing deve ser utilizado para conquistar e manter o cliente (VAZQUEZ, 2002).

2.1 A Experiência Brasileira

A abertura brasileira em relação ao mercado internacional deu-se de forma tardia e configurou-se apenas como uma liberalização comercial. As empresas nacionais, despreparadas tanto para competir internacionalmente quanto para resguardar o mercado interno das grandes multinacionais num primeiro momento, tiveram que executar algumas ações que as capacitou para interagir neste novo panorama comercial.

Segundo Brasil (2003) apenas a liberalização comercial brasileira dói privilegiada com a abertura comercial e a alteração da política de comércio exterior ocorrida na década de 90, que expôs a indústria brasileira à livre concorrência mundial e incentivou as empresas nacionais a adotarem padrões internacionais de qualidade.

A adoção de estratégias coerentes para o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro e sua inserção internacional, passou a ser discutida com mais ênfase nos âmbitos loca, regional e nacional. As entidades institucionais e o governo começam a focar as oportunidades da indústria brasileira junto aos diversos mercados, adotando medidas pertinentes junto aos países parceiros e integrantes de Blocos Econômicos Regionais. As empresas começam a ter maior envolvimento com o mercado externo, adotando suas exigências através da importação de insumos, maquinários e equipamentos, gerando produtos competitivos internacionalmente.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.