A Construção de Um Questionário

Publicado em 22/04/2003

É evidente que no caso de algumas características (e.g. idade, antigüidade na empresa ou número de empregos anteriores) tanto pode escolher o valor exato como um valor categórico. No caso de outras características, como por exemplo, o sexo do trabalhador, seção de trabalho ou habilitações literárias, tem obrigatoriamente de utilizar categorias.

Qual é melhor -- valores exatos ou valores categóricos?

Sempre que possível é melhor usar valores exatos. Isto porque os valores exatos dão informação mais detalhada e mais flexível. É SEMPRE possível transformar valores exatos em categorias, mas NUNCA é possível transformar valores categóricos em valores exatos. Isto importa? --- Em grande parte das situações SIM! Importa porque características em termos de categorias impõem alguns limites nas técnicas estatísticas disponíveis para analisar dados e portanto, impõem limites na formulação (e no teste) da Hipótese Operacional.

Por exemplo: suponha que a Hipótese Operacional é:

"A ausência ao trabalho está correlacionada com a idade do empregado"

Suponha também que a variável Idade foi medida em categorias (como acima). Não é neste caso razoável calcular um coeficiente de correlação paramétrico (o coeficiente do Pearson) para analisar a relação entre satisfação e idade.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.