A Burocracia de Weber – Burocracia e Tipo Ideal

Publicado em 11/09/2006

Weber conceitua Tipo Ideal como um instrumento metodológico que permite a investigação para abstrair de fenômenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individual ou, nas palavras do próprio Weber, um "conceito histórico concreto".

Julien Freund entende que o tipo ideal de Weber representa uma estrutura lógica diante da diversidade do real. Freund afirma que o tipo ideal weberiano não é um retrato da realidade ou uma verdade do real, mas, ao contrário, um meio para que o pesquisador possa melhor entender intelectualmente e cientificamente o problema, embora de maneira fragmentária. Diz: "[...] ele consiste em uma representação ideal e conseqüente de uma totalidade histórica singular, obtida por meio de racionalidade utópica e de aceitação unilateral dos traços característicos e originais, para dar uma significação coerente e rigorosa ao que aparece como confuso e caótico em nossa experiência puramente existencial" (FREUND, 1987:51).

Portanto, para a sociologia Weberiana o emprego do conceito de tipo-ideal é tão vasto, que este acaba sendo visto como o principal "método" da pesquisa sociológica.

UTILIZAÇÃO DO TIPO IDEAL:

Weber entendia os tipos ideais como instrumentos que o pesquisador pode utilizar e descartar quando não lhe for mais útil, construindo então outros tipos ideais mais apropriados para a pesquisa. Assim, eles podem ser tanto instrumentos úteis como descartáveis. Esta utilidade, ou inutilidade, que pode ter os tipos ideais revela a concepção Weberiana de ciência. Como a sociedade moderna coloca sempre problemas novos ao cientista, o conhecimento evolui…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.