Produção de Papel e Celulose

Publicado em 22/04/2003

Relatório - Riocell

RESUMO (ABSTRACT)

No ano de 3005a.C., surgiu o papiro, obtido do entrelaçamento de tiras de caule de uma planta (Cyperius Papyrus) em forma de uma folha. O papel, propriamente dito, foi inventado na China, ao redor do ano 100a.C. Um chinês, de nome Ts’ai Lun, conselheiro da corte chinesa, criou o primeiro processo autêntico de fabricação de papel. A idéia consistia em dissolver pedaços de madeira de amoreira e trapos de roupas velhas, obtendo fibras e depois reagrupando estas mesmas fibras, formando uma folha que era secada ao sol. A fabricação de papel deixou de ser um segredo do povo chinês no ano 751d.C., quando invasores muçulmanos aprisionaram trabalhadores de uma fábrica de papel, obrigando-os a revelar o segredo. A descoberta espalhou-se pela Europa, fazendo surgir fábricas em vários países, onde o uso de trapos como matéria-prima permaneceu por muito. Somente em 1719, na França, é que surgiu a idéia de fazer papel exclusivamente de madeira. Em 1798, um francês, Louis Robert, inventou uma máquina de produção contínua de papel. A invenção foi financiada e desenvolvida por uma família inglesa, os Foudrinier. Em 1840, teve início a manufatura de papel com fibras de madeira usando-se métodos químicos. Dessa data em diante a evolução tem sido contínua. Máquinas e equipamentos foram modernizados. A produção ganhou maior velocidade e melhor qualidade; contudo, a seqüência de fabricação ainda segue a idéia de Ts’ai Lun, ou seja, usar um material fibroso, para obter as fibras, reagrupá-las em formas de folhas e, em seguida, secá-las. A…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.