O Surgimento da Química

Publicado em 22/04/2003

O Surgimento da Química

A Química moderna começou a se desenvolver há cerca de 200 anos, a partir dos estudos antigos feitos pelos alquimistas durante os 2 mil anos anteriores.

Séculos atrás, a maioria das pessoas que estudavam química tinha o mesmo objetivo em mente: queriam descobrir um meio de trasformar metais comuns, como o ferro e o chumbo, em ouro. Além de seu valor, acreditava-se que o ouro curava todas as doenças e garantia a vida eterna. A alquimia pode ser rastreada por milhares de anos, como uma mistura de idéias formadas por filósofos, magos e astrólogos. Os primeiros tratados de alquimia são originários do Egito (1500 a.C.), da China (600 a.C.) e da Grécia (500 a.C.).

Como químicos modernos, os primeiros alquimistas gastavam seu tempo tentando transformar uma substância em outra. Diferentemente dos químicos modernos, eles não desenvolveram experimentos científicos para descobrir como e por que as transformações aconteciam. Por séculos, eles agitaram e aqueceram suas estranhas misturas e pronunciaram suas palavras. Apesar de não terem descoberto um meio para transformar metais comuns em ouro, os alquimistas inventaram aparatos úteis; e técnicas para fazer soluções e separar misturas por filtração e…