Evolução do Modelo Atômico

Publicado em 22/04/2003

Estudo Dirigido

Estrutura atômica e a evolução do modelo atômico.

Brasília, 06 de julho de 2002

Os primeiros conceitos de que seria constituída a matéria já era assunto de discussão desde a antiguidade, na Grécia antiga. Diversos filósofos gregos, como Leucipo e Demócrito por volta de 400 a 500 a.C., que a matéria poderia ser dividida sucessivas vezes até que se encontraria ao fim desse processo uma partícula indivisível. Porém esta teoria não era baseada em processos ou métodos científicos, e sim na imaginação dos filósofos.

Por volta de 1803, John Dalton (1766 – 1844) elaborou uma teoria baseada em métodos mais condizentes com a química moderna. Ele se baseou em leis, como a lei das massas e das proporções definidas para poder expressar sua teoria. Pode-se expressa-la por meio dos seguintes postulados:

• A matéria é composta de partículas indivisíveis chamadas de átomos.
  • Todos os átomos de um dado elemento têm as mesmas propriedades (por exemplo, tamanho, forma e massa), as quais diferem das propriedades de todos os outros elementos.
  • Uma reação química consiste, simplesmente, num rearranjo dos átomos de um conjunto de combinações para outro. Entretanto, os átomos individuais permanecem intactos.

Essa teoria foi considerada válida em seu tempo, pois podia explicar bem a lei de conservação das massas, pois se uma reação não é nada mais do que redistribuir átomos, e nenhum átomo é perdido, a massa total deve…