Deslocamento do Equilíbrio Químico por Variação da Concentração

Publicado em 16/06/2004

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO POR VARIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO

01- Introdução Teórica

Numa situação de equilíbrio químico as velocidades das duas reações opostas (reações direta e inversa) são iguais. Existe uma estabilidade dinâmica das duas reações. A natureza e as propriedades do estado de equilíbrio são iguais, não importa a direção a partir do qual ele é atingido. (Nota: desde que o número de átomos de cada elemento permaneça invariável).

As concentrações no equilíbrio são iguais quando 1 mol de PCl5 puro se decompõe ou quando 1 mol de PCl3 e 1 mol de Cl2 são misturados. ( se fossem misturadas 1 mol de PCl3 e 2 mol de Cl2 o equilíbrio seria diferente). O estado de equilíbrio representa um meio-termo entre duas tendências opostas: a propensão das moléculas em atingir um estado de energia mínimo e o ímpeto em direção a um estado de entropia máxima.

A tendência para a entropia máxima favorece a reação de dissociação, pares ordenados de átomos são convertidos em átomos livres que podem movimentar-se livremente. A tendência no sentido de energia mínima favorece o estado em que as moléculas permaneçam não dissociadas. A dissociação requer energia para quebrar a ligação química entre os átomos.