Desenvolvimento de um Pró-Fármaco

Publicado em 22/04/2003

REVISÃO DA CODEÍNA

Piracicaba, 2002

 

1.1. HISTÓRICO

O ópio natural (vegetal) e seus derivados são drogas destiladas do suco extraído do fruto imaturo da papoula que, depois de refinadas, servem para a manufatura de remédios considerados pelas convenções internacionais e pela legislação brasileira como narcótico ou entorpecente, isto é, drogas que produzem sono ou torpor. As drogas sintéticas chamadas opiáceos são também classificadas como narcóticos4.

A palavra ópio derivada do grego ôpion, que significa "suco". No latim medieval, o nome da droga é Opium, opiatum ipistus, e em outros idiomas: Opium, Ópio, L'opium, El ópio, Rohopium4.

Os opiáceos são conhecidos e utilizados pelo homem há muito tempo. Existem indicações de seu uso pelos assírios aos 4000 a.C., pelos gregos aos 900 a.C. e por Hipócrates em 400 a.C. Galeno, no ano 200 d.C. era um entusiasta das virtudes do ópio. Paracelsus (1493-1541) ensinava na universidade os benefícios do láudano (tintura de ópio). Até o século XIX, visto não existirem outros medicamentos analgésicos, o ópio era usado largamente com essa finalidade. Observou-se, nessa época, que as mulheres, que usavam muito o ópio por dificuldades de parto, tornavam-se três vezes mais viciadas que o homem. A invenção da seringa hipodérmica, na metade do século XIX e seu subsequente uso para administrar opiáceos, levou à crença de que dessa forma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.