Um Estudo Sobre a Adição em Diversas Bases com o Auxílio do Ábaco

Publicado em 22/11/2004

2. todas as contas têm valor '1' e cada fileira representa uma ordem (unidade, dezena, centena etc.).

Portanto, para registrarmos o valor '4', movemos quatro contas para o lado oposto ao das demais contas; para '9', nove contas; para '12', dez contas de uma fileira e duas da outra ou uma conta na fileira das dezenas ('10') e duas na das unidades ('2'). No soroban, o princípio é o mesmo desta segunda maneira, havendo contas com valores fixos e colunas representando ordens (unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar etc.).

No ábaco japonês moderno, em cada coluna há uma porção inferior, com quatro contas, e uma porção superior, com uma conta. As contas inferiores (ichidama) têm cada valor 'um'; as superiores (godama), 'cinco'. Se não houver contas encostadas na barra central (hari), que separa as duas porções, diz-se que o soroban está zerado.

A coluna das unidades, independente da classe (unidade, milhar, milhão), será sempre uma das colunas com um ponto de referência sobre a barra central (primeira coluna à esquerda, no soroban adaptado). A escolha do ponto de referência a ser usado é livre, mas dependendo às vezes de quantas casas decimais ocupará a resposta.

O número '1', por exemplo, é registrado movendo-se uma conta inferior para junto da barra central, logo abaixo do ponto; o número '2', duas contas; o '3', três contas; o '4', quatro contas.

O número '5' é registrado movendo-se apenas a conta superior para junto da barra central. Os números de '6' a '9' são compostos pelas contas inferiores e superiores, ou seja, movem-se a conta superior e seu complemento em contas inferiores.

As demais ordens…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.