Tecnologia de Processamento

Publicado em 22/04/2003

Agora que se estreitou a diferença entre o desempenho das arquiteturas RISC e CISC, a seleção de uma plataforma depende de fatores como viabilidade de custos, arquitetura do bus, suporte a periféricos, ambiente operacional, suporte a softwares e custos de manutenção. A partir de agora examinaremos as razões da convergência destas tecnologias de processadores, analisando as tendências atuais e identificando quais plataformas específicas irão sobreviver em uma época de aumento de competitividade e redução da diferenciação de produtos no nível do processador.

As workstations e PCs mais antigos baseavam-se em arquiteturas de processadores CISC (complex instruction set computing). Porém, nos últimos anos o mercado tornou-se estratificado. Workstations avançadas baseadas em processadores RISC (reduced instruction set computing) ganharam grande espaço por oferecerem desempenho superior. Neste meio tempo, as plataformas baseadas em CISC (especialmente aquelas baseadas nos microprocessadores Intel x86 e na série 68000 da Motorola) continuaram a dominar as faixas de médio e baixo desempenho devido aos baixos custos e disponibilidade de uma extensa base de aplicativos.

Mais recentemente houve um aumento do desempenho da plataforma CISC, à medida que os projetistas lançaram mão de algumas estratégias RISC, tais como pipelining, on-chip cache (cache no chip) e wide-instruction buses (barramentos de largas instruções) e desde que se tornaram disponíveis os sistemas operacionais de 32 bits e compiladores otimizadores para este tipo de plataforma. Ao mesmo tempo, os custos das plataformas RISC caíram devido ao aumento da competição no mercado, padronização, disponibilidade de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.