Poder para o povo negro

Publicado em 22/04/2003

Cotas para Negros nas Universidades

Salvador, agosto de 2002

 

Introdução

Poder para o povo negro: a ilusão da abolição da exclusão social.

Este trabalho visa dar uma idéia da história da discriminação ao negro, desde a dita "Abolição" em 1888, até as cotas para negros nos dias atuais. É um assunto bastante polêmico e atual, cheio de prós e contras que devem ser estudados em profundidade. É mais uma tentativa de tornar a sociedade mais igual, assim como igualar as oportunidades para a raça negra que vem tentando se valorizar desde o inicio do século passado.


Exército de excluídos

Abolição da escravatura marca desarticulação do movimento negro pela igualdade

A abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, pontua a desarticulação da luta negra pela liberdade e pela igualdade de direitos e a abertura de um novo ciclo para o negro no país. Começa o período de "embranquecimento" da sociedade brasileira, inclusive com a proibição da entrada de negros no território nacional. Livres do açoite e das normas senhoris, os negros e mestiços fizeram festa para comemorar a Lei Áurea. No entanto, passaram a compor as fileiras dos excluídos sociais do Brasil.

A maioria não tinha moradia, terra para plantar, escolaridade e profissão definida nem condições de disputar espaços com brancos, em 1888. Muitos caíram no trabalho assalariado. Outros apostaram na rotina autônoma, sem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.