Memórias Cache

Publicado em 30/07/2005

Um outro elemento de desenho é o tamanho do bloco. Quando um bloco de dados é colocado no cache, todas as palavras do bloco devem ser colocadas. Assim, se o tamanho do bloco aumenta, deve aumentar a chance de ocorrer sucesso de acesso no cache.

Mas, quando esse tamanho aumenta demasiadamente, a chance de sucesso diminui. Isso, porque o número de slots no cache deve diminuir, com o aumento do tamanho do bloco, que é o mesmo do slot.Também, quando o tamanho do bloco cresce, a distância de endereço entre as palavras dentro do bloco aumenta, diminuindo a probabilidade dessas palavras serem solicitadas num futuro próximo.

O relacionamento entre o tamanho do bloco e a taxa de sucesso é complexo, dependendo das características de localidade de um programa particular, e nenhum valor ótimo definitivo tem sido encontrado. Um tamanho de 4 a 8 unidades endereçáveis (palavras ou bytes) parece razoável, perto do ótimo.

3.5 Número de Caches

Quando cache foi introduzido originalmente, um sistema típico tinha um único cache. Mais recentemente, o uso de múltiplos caches tem se tornado comum. Dois aspectos de projeto abordados são o número de níveis de cache e o uso de caches unificados e repartidos (split), descritos a seguir:

3.5.1 Caches de nível único e dois níveis.

Assim que a densidade de integração de circuitos tem aumentado, tem se tornado possível ter um cache num mesmo chip que o processador (cache on-chip). Comparado com um cache…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.