Linguagens de Programação Lisp e Prolog

Publicado em 22/09/2003

ficha(123,func(dados_pes([["Silva","Fulano da"],["solteiro",0]],["ruaTal",99,301]),cargo( ["continuo"],[minimo,1]))).

A árvore para representar esta linha de código seria:

Podemos observar, neste exemplo extremado, a aparente complexidade provocada pela leitura da linha de código que é desfeita quando representada em árvore. Nesta representação vemos uma nova simbologia com a visualização do ponto ( .), que faz a indicação dos nós da lista; e da lista vazia( [] ), que indica o final da lista (NULL). Como dito anteriormente, este é um bom recurso para a visualização de expressões com um maior nível de complexidade, facilitando sua análise e compreensão.

As listas são o principal tipo de estrutura de dados em Prolog, com as quais é possível a construção de vetores e matrizes, com a vantagem de ser uma estrutura de memória dinâmica.

Pilhas

...s(elem1,elem2)...

Onde s indica uma pilha (stack) e elem pode ser qualquer tipo sintático.Observe que há dois componentes, sendo que o primeiro indica a posição no topo da pilha e o segundo o restante (se houver) da estrutura. Os pontos antes e depois indicam que este é um trecho de predicado, ou seja, seu uso não é isolado, como demonstram os exemplos de manipulação a seguir.

Antes de utilizarmos uma pilha, temos que defini-la:

pilha(s(X,Y),X,Y).

Para manipularmos, podemos realizar operações de retirada e inserção de pilha. Um exemplo de retirada é o seguinte:

?-…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.