Inteligência Competitiva

Publicado em 22/04/2003

Professor Rogério Garber - É uma questão de sobrevivência. As empresas cada vez mais tendem a atuar em mercados geograficamente muito dispersos, com concorrentes indefinidos. Isto significa que toda a lógica de cobertura de mercado, promoção, preço (margem), propaganda, caminham para uma zona de incerteza muito grande. Por outro lado, as empresas brasileiras carregam uma carga de custos fixos muito alta, notadamente impostos. Portanto, é imperioso o uso de informação no processo decisório, sem o qual as chances de tomadas de decisões erradas são muito grandes.

No passado, a sensibilidade dos diretores de grandes empresas era suficiente para criar o direcionamento. Hoje, os líderes perderam esta sensibilidade porque os fatores exógenos são de tal magnitude que tornou-se imprescindível o uso de IC para auxiliar no processo decisório. No futuro, olharemos para os dias de hoje e daremos boas risadas ao imaginarmos que algum dia as empresas tiveram dúvidas sobre a criação de uma área de IC.

ABRAIC - Que mensagem adicional você gostaria de deixar aos nossos associados e internautas?

Professor Rogério Garber - Pessoal, estamos vivendo o período mais revolucionário da história da humanidade. Nós seremos expectadores, seremos atores, e atores principais. Embora vivamos num país como o Brasil, com todas as suas contradições internas e falta de um posicionamento externo, temos uma criatividade que poucos povos no mundo possuem. Esta é a nossa fortaleza, só precisamos adicionar um pouco de disciplina e determinação. E isto é tudo que precisamos numa área de IC: criatividade, determinação e disciplina.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.